MATER

Serviço de Atendimento ao Usuário / Ouvidoria

O que é o SAU?

É um serviço que atua na defesa dos direitos e interesses dos usuários, contra atos e omissões cometidos tanto pela Instituição, Estado ou pelos Municípios.

Visa garantir eficiência e crescente compromisso com a assistência prestada, além de ampliar o espaço participativo do usuário nos processos de organização do trabalho Institucional.

O SAU é também responsável pela Pesquisa de Satisfação do Usuário que, por meio de questionários disponibilizados nas urnas do CRSMRP-MATER, avalia a qualidade dos serviços prestados através da opinião dos usuários.

Como atuamos?

O SAU conta com sala própria localizada na Recepção de Internação, o que garante acesso rápido e fácil ao serviço. No momento, encontra-se sob a coordenação de uma equipe formada por (Assistentes Sociais e Encarregada de Setor), que garante a efetividade dos encaminhamentos à diretoria e equipe envolvida.

Todas as manifestações são documentadas e analisadas, contribuindo diretamente para avanços nos processos de trabalho, sendo o manifestante informado sobre as providencias efetivadas.

Ainda, o serviço é responsável pela Pesquisa de Satisfação do Usuário, que por meio de questionário estruturado disponibilizado por todo hospital e ambulatório, avalia a qualidade do serviço prestado sob a ótica dos usuários.

Ao final, os dados são tabulados, apresentados à diretoria, disponibilizados para análise dos colaboradores e usuários, como também são enviados à Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde.

Como fazer elogios, sugestões ou reclamações? É possível se manifestar das seguintes formas:

  • Pessoalmente;
  • Por e-mail;
  • Por telefone;
  • Por escrito, através dos impressos disponíveis nas caixas de sugestões espalhadas no CRSMRP-MATER;

Por que queremos ouvir o usuário?

Porque sua participação é muito importante e é através dela que atuamos na defesa dos direitos buscando, a melhoria deste serviço público.

O que acontece com os elogios, sugestões ou reclamações?

Todas as manifestações são analisadas e documentadas diariamente. Quanto pertinentes, são discutidas com a equipe (Diretoria Geral, Gerentes, Coordenadores e colaboradores das áreas envolvidas) para propor ações e mudanças gerenciais, buscando a solução do problema.

Contatos

 E-mail: [email protected]

 Telefone: (16) 3962-8214